"O diário de Anne Frank" - banda desenhada

14-04-2020 17:26

Numa altura em que tantas pessoas no mundo estão com dificuldades em cumprir o confinamento que é pedido para evitar a propagação do coronavírus, parece apropriado recordar a história de Anne Frank. Era uma menina alemã a viver em Amsterdão que em plena segunda guerra mundial se viu obrigada, juntamente com os seus pais, irmã e outra família, a passar quase dois anos num esconderijo.

Enquanto que a nós só nos é pedido que fiquemos em casa, sem termos que temer pela nossa própria vida, para a jovem Anne Frank não foi assim. Nesses dois anos esteve num esconderijo, onde ela e os outros ocupantes não podiam fazer barulho e onde tinham muitas outras restrições para não serem descobertos. Tinham que se sujeitar ao tipo de comida que os amigos conseguiam comprar no mercado negro. Não tinham televisão com séries, nem filmes a passarem a toda a hora, não havia internet para pesquisar, falar com os amigos, ver vídeos ou jogar online. Não tinham playstation nem outro tipo de consolas, etc. Além disso viviam sempre com o receio de serem descobertos.

É óbvio que é difícil termos que estar em casa sem podermos fazer as coisas que gostamos e, principalmente, não podermos estar com pessoas que gostamos.

É importante fazermos um esforço para podermos ficar todos bem o mais rápido possível e podermos voltar a estar todos juntos.

 

Voltar